Como responder a dificuldades? (resiliência ou antifragilidade)

Muitas vezes ao enfrentarmos desafios na vida, toleramos e aguentamos as dificuldades, mas com um desejo persistente “vou aguentar até as coisas voltarem ao que eram“…

É natural este nosso desejo de retomar a vida como a conhecíamos, mas tantas vezes a vida está mudada e não pode voltar ao que era.

Somos chamados a crescer, não a permanecer iguais. Ao longo da vida não importa ficar cristalizado numa forma ideal que imaginámos, mas crescer de forma natural e corajosa.

Mais importante que criarmos resiliência – a capacidade de voltar ao que éramos – é antes desenvolvermos antifragilidade, a capacidade de nos tornarmos mais fortes do que éramos.

Pensemos então em algum desafio que estejamos a enfrentar: uma dificuldade no trabalho, um conflito com um familiar, uma mágoa com um amigo, uma doença…

  • Como posso crescer com isto?
  • Se fosse possível tirar algo de bom daqui, o que seria?
  • Como teria que me transformar e mudar para poder sair melhor daqui?
  • Que oportunidade de libertação pode estar escondida dentro deste sofrimento?

Nenhuma dificuldade, humilhação ou obstáculo, é um dado definitivo e destruidor sobre quem somos. Toda a matéria da vida – amizades e desgostos, desafios e projetos – tem uma possibilidade inegável e permanente: podemos crescer, podemos melhorar.

Cada acontecimento traz escondido em si uma oportunidade maravilhosa: de tudo podemos sair melhores, mais fortes, mais generosos.

Depende apenas de nós começar neste caminho.

Comments

Respostas de 2 a “Como responder a dificuldades? (resiliência ou antifragilidade)”
  1. Diogo Alarcão

    Excelente reflexão, João Valentim. Além de estar muitíssimo bem escrita, dá-nos a perspectiva de esperança e de futuro que tanta falta faz a tanta gente que anda desalentada neste Mundo… É exatamente assim que encaro a vida. Um grande bem-haja por continuares a inspirar-nos todas as semanas

  2. Wonder

    como superamos a fragilidade…ou como desenvolvemos a antifragilidade ?

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s