Devias ser mais atrevido.

12 Mar
Já é conhecida aquela frase da Eleanor Roosevelt que diz que devemos fazer uma coisa por dia que nos assuste.
Normalmente essa conversa vem acompanhada de um vídeo inspirador com músicas divertidas, e imagens de miúdas bronzeadas a saltarem de cascatas com um ar de quem está mesmo a aproveitar a vida. (sim, há um ar próprio de quem está mesmo a aproveitar a vida )
Mas voltando ao inicio: que riscos somos capazes de correr? Quão atrevidos somos nas decisões que tomamos?
Será conveniente desfazer desde já, a ideia do atrevido/javardola. Ou seja, quando falamos de atrevimento, não se leia como o atrevimento do tipo descarado que se atira a 3 miúdas na mesma noite. Não, não estamos a falar da bravata de camisa aberta, nem do descaramento dos desavergonhados.• Estamos a falar daquela impressão na barriga, aquele nervosismo de estarmos a tentar uma coisa que nunca fizémos. Aquela sensação claríssima que estamos sem rede, e que pode mesmo dar para o torto. Estamos a falar de ousadia pura, de coragem confiante.

• Se repararmos as coisas grandes da nossa vida envolveram alguma dose de atrevimento. Um namoro espectacular não começa sem algum passo no escuro. Um trabalho apaixonante não vem sem uma dose de pânico. Uma tese de mestrado forte não se contrói sem correr riscos.
Parece que às vezes achamos que uma vida boa, é uma vida com tudo alinhadinho, seguro, sem dores ou incómodos. Até chegamos a lutar por isso, uma vida sem riscos. Mas o simples facto de estarmos vivos é já um grande atrevimento.
Mas atenção, claro que temos que ser maduros nas nossas decisões. Ser atrevido não é começar a disparatar e não pensar minimamente nas coisas. Ahhh, nunca faço o desporto que gostaria. Pumba, viro já 1litro de gin tónico e vou correr nu para o rio. Ahhh não gosto do trabalho onde estou agora, dou uma chapada na cara do chefe, bato com a porta e rio-me loucamente pelos corredores.
• Normalmente o atrevimento corajoso, tem pouco estardalhaço. É mais silencioso, discreto e humilde.

inesperado.org_deviassermaisatrevido

Decidir fazer aquela viagem que nos assusta. Dizer o que sentimos por aquele rapaz. Lançar o projecto que estamos a adiar há anos. Aceitar o desafio de falar em público que andamos a evitar. O truque é o que dizia a escritora Susan Jeffers… agir, apesar do medo. Sentir o medo, e fazer o que temos a fazer na mesma. Ponto.
• Deviamos realmente ser mais atrevidos. Atrever a falar do que acreditamos, lutar pelas coisas pelas quais estamos dispostos a morrer. Fazer coisas que nos fazem vibrar. Atrevermo-nos a viver uma vida grande!

•  A certo ponto, vamos ter que escolher entre ficar pelos respeitos humanos ou darmos um murro na mesa. Ficar no quentinho da segurança, ou lançarmo-nos à luta. Permanecer com a vida que sempre tivemos ou ousarmos uma vida da qual nos orgulhamos.
A parte boa é que não vão faltar oportunidades para sermos atrevidos. E uma boa forma de nos irmos habituando é seguir o conselho da Sra. Roosevelt: fazer todos os dias uma coisa que nos assuste.

9 Respostas to “Devias ser mais atrevido.”

  1. nasir 17 de Novembro de 2014 às 14:52 #

    خیلی زیبا

  2. Gui 10 de Abril de 2013 às 7:08 #

    Desculpa lá só ter lido agora lol

    Fez me lembrar este conceito de “20 seconds of insane courage”:

    Abraço

  3. isa 26 de Março de 2013 às 13:05 #

    E lutar pelas coisas pelas quais estamos dispostos a viver!
    Parabéns pelo Inesperado, e um grande beijinho.

  4. Anónimo 12 de Março de 2013 às 23:58 #

    Gosto!inspirador!

  5. Francisco 12 de Março de 2013 às 19:37 #

    Após uma semana em que me deparei tantas vezes com o medo de errar, de voltar a falhar… não podia pedir melhor empurrão!

  6. ana l p 12 de Março de 2013 às 12:54 #

    Muito bom!! Parabéns e obrigada pelo incentivo!

  7. Anónimo 12 de Março de 2013 às 12:07 #

    Isto é uma assumição?

    • Anónimo 12 de Março de 2013 às 16:13 #

      Bem João! Parabéns e força!

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s