Como ser mais sincero?

Num passeio maravilhoso vamos falar sobre o que é a sinceridade e como podemos ser mais sinceros com os outros e também connosco…

Muitas vezes achamos que uma pessoa sincera é aquela que diz tudo o que lhe vem à cabeça… “eu digo as coisas como elas são…”ou “comigo não há falsidade, digo tudo o que penso!”…

Mas será isso sinceridade?

Curiosamente uma das possíveis origens da palavra vem do império romano, onde trabalhadores de mármore escondiam as imperfeições de uma estátua com cera… pelo que uma estátua original era “sine” “cera”: sem cera…isto é, sincera.


Da mesma forma, devemos viver de forma original, transparente, sem falsidades ou disfarces.

Mas como podemos ser sinceros com os outros?

Sendo verdadeiros, não dizendo apenas o que nos passa pela cabeça, mas partilhando a verdade preocupados genuinamente com o bem do outro.

Às vezes a opção que temos que tomar é simples: o conforto ou a sinceridade. E a sinceridade não é nada confortável, pelo menos ao início. Mas o que cria relações mais duradouras e fortes? O conforto de só dizermos e ouvirmos o que queremos, ou o desafio de crescermos e aprendermos?

Podemos aprender a ser sinceros com as crianças, que não complicam demasiado as coisas, são puras na sua abordagem e relação com os outros. Naturalmente também não devemos ser ingénuos, mas bondosos na nossa abordagem.

Sobretudo nas coisas difíceis importa o que dizemos, mas sobretudo como o dizemos. Como é difícil ouvir uma crítica à frente de outras pessoas… como nos sentimos?

Será que pensamos bem antes de ter uma conversa importante com um amigo, um colega ou um filho? Como podemos pensar genuinamente no bem do outro e não apenas no que me convém ou irrita?

Ajuda por exemplo fazer críticas em privado e elogios em público. Desastradamente o que fazemos é criticar em público os outros (já vos aconteceu? é tão agradável não é?). Ou pelo contrário, elogiamos em privado, quando podíamos reconhecer uma coisa boa para os outros verem também.

E aqui importa precisamente a forma como o fazemos. As pessoas não são parvas e percebem num instante se estão a ser manipuladas ou se estamos a ser honestos…

Tal como precisamos de treinar a sinceridade com os outros, precisamos também de aprender a ser sinceros connosco. Reconhecer como estamos e como podemos melhorar. Aprender a apreciar os nossos talentos e capacidades mas reconhecendo os nossos vícios e fraquezas. Só assim podemos melhorar, se formos sinceros.

A sinceridade parece ser um dom que vamos perdendo com o passar dos anos… mas felizmente é um dom que se pode treinar e melhorar todos os dias, para bem dos outros e para nosso bem.

Como podemos trazer mais sinceridade para a nossa vida?

Autor: Inesperado

Viver com Alegria, ultrapassar dificuldades, ganhar liberdade

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s