Todos conseguimos falar. Todos conseguimos ouvir. Mas nem todos conseguimos comunicar eficazmente.
Isto porque a comunicação é mais do que dar opiniões ou ouvir palavras. A comunicação é passar uma ideia de uma mioleira para outra. E estamos sempre a fazê-lo na família, no trabalho, no casamento, com os amigos…
Contudo, a comunicação entre pessoas é complexa por várias razões:
1. As palavras não dizem tudo. A comunicação não verbal ocupa um papel muito maior do que achamos. A forma como nos mexemos, o tom de voz, os olhares, os gestos falam mais do que as nossas palavras. O corpo fala mais que a boca, o que torna a comunicação bem mais complexa do que parece. Basta ouvir alguém dizer-nos mesmo bom ver-te aqui com uma cara de arroto, para percebermos isto.
2. O que comunicamos tem muitas leituras. O que eu penso que estou a dizer, o que estou a dizer, o que a outra pessoa ouve, o que a outra pessoa pensa que ouve, etc. Há muita margem para mal entendidos. Mesmo quando gritamos isto é óbvio não sei como não percebes… há muita coisa que não é assim tão óbvia.
3. Ouvimos o que nos convém. A mensagem que recebemos é filtrada pelas nossas convicções, experiências e interesses. Muitas vezes ouvimos apenas o que queremos ouvir. Ah lavar os pratos? hmmm, não me lembro de dizeres isso…
Com tantos filtros e interpretações é difícil comunicar claramente. Mas nada de choramingar, há boas notícias:
Há uma ferramenta excelente para melhorar a comunicação com outras pessoas. Chama-se feedback.
O feedback consiste em transmitir a outra pessoa a minha impressão acerca do seu comportamento. Pode ser tão simples como uma opinião, uma crítica ou um elogio. Mas ajuda-nos a perceber como afectamos os outros e como podemos melhorar algum comportamento cretino.
É curioso como este termo é usado também na astronáutica: a estação terrestre observa o foguetão e envia-lhe mensagens para que siga a sua rota ou a corrija se se está a desviar do seu caminho. Tal como um foguetão, também nós nos desviamos do nosso caminho…
É por isso muito útil saber como dar e receber feedback. A maior parte das vezes limitamos-nos a fazer umas birras e dar uns gritos, e achamos que já nos fizemos entender, não é senhoras? Ou então fechamo-nos em copas e esperamos que o outro perceba como estamos, não é senhores? De qualquer forma, saber dar e receber feedback é muito difícil.
Como podemos então dar um feedback a outra pessoa?
E qual a melhor forma de receber feedback?
Não há respostas fáceis mas podemos começar por ver como não receber feedback… No próximo post vamos falar sobre como dar um feedback que seja eficaz e construtivo.
Comenta aqui