7 formas de arranjar inspiração quando ela falta

1 Out

Há momentos em que precisamos de inspiração e não a encontramos. A folha em branco que temos pela frente continua fabulosamente branca, e na nossa cabeça não há ideias novas.

A inspiração ajuda-nos a produzir o que precisamos, quer seja um relatório no trabalho, um documento na faculdade ou até um discurso de aniversário.
Mas o que fazer nas alturas em que nos falta a inspiração?

7 formas de ter inspiração 2
Aqui ficam 7 formas – algumas aparentemente contraditórias – para encontrar inspiração:

1. Ligar o radar.
Por vezes as ideias novas vêm de ligações entre coisas que já existem. Ligar 2 pontos que ninguém tinha ligado antes. Para isso ajuda ter o radar ligado: ler livros, ouvir música, ver coisas novas, viajar, conversar com pessoas diferentes, etc. Estar imerso em muitas ideias, ajuda a fazer novas ligações e a estimular a inspiração.

2. Criar um prazo.
Não interessa se é real ou inventado, mas antes levá-lo sempre a sério. Ter uma data para terminar um trabalho obriga-nos a focar e produzir. Nada como ver o prazo a chegar ao fim para ter inspiração…como se dizia no Calvin&Hobbes: A minha inspiração é o pânico de última hora.

3. Começar a trabalhar.
Às vezes achamos que as coisas aparecem feitas sem trabalharmos nelas. Para resolver um desafio, não há nada como trabalhar nele. Inacreditável, não é?
A inspiração pode vir no duche mas é mais comum que venha à secretária, com o rabinho sentado a trabalhar. Os poetas dizem que o poema está na ponta da caneta. A inspiração só chega se começarmos a trabalhar.

4. Isolar as distracções.
Na altura em que vamos por as mãos à obra, subitamente parece-nos fundamental consultar o email, arrumar a secretária, ouvir uma música ou falar para o lado. Todas as desculpas nos parecem bestiais. O que temos que fazer para nos isolarmos do que nos distrai? Desligar o telemóvel, a internet, o computador? Comprar uns headphones? Ir para uma biblioteca onde não há distracções?

5. Ficar aborrecido de morte.
Quando temos um problema difícil pela frente – quer seja criar uma música, um texto ou uma apresentação – é natural ficarmos aborrecidos. Não apetecer trabalhar nisso. Mas é fundamental resistir ao aborrecimento, porque se aguentarmos o suficiente a inspiração aparece. Ficar sentado, reparar como o nosso corpo reage, os pensamentos que passam pela cabeça, mas permanecer ali. Do outro lado do aborrecimento está a inspiração.

6. Ir correr para o jardim.
Quando estamos demasiado tempo sem inspiração para resolver um desafio, ajuda deixar a secretária de lado, e mexer o corpo. A posição de corcunda à secretária não ajuda. Mais vale esticar as pernas, dar um passeio ou ir correr. O corpo também tem ideias.

7. Partilhar ideias.
Sair da nossa cabeça, e partilhar com outras pessoas as nossas ideias. Por exemplo, escrevendo um post com 7 formas de arranjar inspiração.

5 Respostas to “7 formas de arranjar inspiração quando ela falta”

  1. Amanda Cristina 6 de Outubro de 2014 às 21:58 #

    Adorei as dicas, vou usar. Parabéns pelo trabalho!

  2. Duarte 1 de Outubro de 2013 às 13:05 #

    Viva o google translate modo voz alta, mais uma vez para ter inspiração…

Trackbacks/Pingbacks

  1. Melhores Franquias do Brasil: 5 Dicas Para Sempre Ter Inspiração - 13 de Novembro de 2015

    […] dicas destes 5 passos, você provavelmente estará feliz e em perfeito equilíbrio emocional. Daí, ter inspiração e construir uma das melhores franquias do brasil é questão de […]

  2. 5 Dicas Para Sempre Ter Inspiração - 13 de Outubro de 2015

    […] dicas destes 5 passos, você provavelmente estará feliz e em perfeito equilíbrio emocional. Daí, ter inspiração é questão de […]

  3. Como Combater a Falta de Inspiração | Escrevendoor - 4 de Setembro de 2015

    […]                           https://inesperado.org/2013/10/01/7-formas-de-arranjar-inspiracao-quando-ela-falta/                 http://escrevemos.com/artigos/10-fontes-inspiracao-para-quem-escreve     […]

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: