Agora não posso, estou com pressa.

Aposto que disseste alguma coisa do género, ao pensar se lias este artigo. E se pensaste isso, então este artigo é mesmo para ti.

Se por outro lado, tens tempo, vai antes comer uma peça de fruta.

No filme das nossas vidas, todos os dias corre um pensamento do género “Agora não posso, estou com pressa”.

E sem percebermos bem de onde vem este sentimento de urgência, damos por nós desdobrados em actividades, sms, pedidos, telefonemas e programas.

Acordo de pijama e já estou atrasado. Vou para a praia de fato banho e vou a abrir. Estou de fato e com pressa. De camisa para a universidade e já apressado. Todos os dias, todas as situações. Vivemos com pressa uma refeição, uma conversa, um passeio, um trabalho. Até ao ouvir música que já conhecemos, cantamos o refrão antes de tempo!

E quando rápido não é suficiente, vamos mais rápido. Por exemplo, quando temos 30 minutos para nos arranjar e sair de casa, e dormimos só mais 10 minutos, para em 20 ser mesmo a abrir.

Entenda-se naturalmente, que muitas vezes temos prazos realmente apertados, ou estamos realmente com pressa. E não vamos deixar a miúda à espera. Ou os avós à chuva. Ou o chefe ao telefone. E temos uma certa pressão em cima. Até aí tudo bem.

A parte dispensável é aquela velocidade interna que nunca nos deixa parar. Descansar. Pensar bem no que quero. Respirar fundo e escolher com liberdade.

É interessante perguntar-me que tipo de gratificação obtenho por viver nesta pressa? Porque seguramente recebo alguma coisa daí. Talvez um sentimento de distracção ou divertimento? Ou de ser importante por fazer tanta coisa ao mesmo tempo? Ou ser especial porque tenho tantas solicitações?

Mas no fim do dia, quando estamos a fechar os olhos e o nosso dia, em que resultou tanta urgência? É realmente necessária a pressa com que vivemos? Talvez o resultado seja um glorioso primeiro cabelo branco ou uma grande oportunidade que nos bate à porta e não a conseguimos ouvir de tanta pressa que tínhamos.

A pergunta já foi feita, mas aqui vai de novo: a nossa vida é uma maratona ou um sprint?


Posted

in

by

Tags:

Comments

Respostas de 11 a “Agora não posso, estou com pressa.”

  1. Muito inspirador, acabei de conhecer o blog por mero acaso e já sou fã! Bom trabalho, ótima abordagem aos temas quotidianos! Muitos Parabéns! Boa continuação!

  2. Miguel Bandeira

    Gostei especialmente do facto do vídeo ter sido filmado mesmo em cima da minha faculdade, só uma das maiores causadores de pressa na minha vida.

    Mas gostei de ler o post, às vezes parece mesmo que damos tudo por mais 30 segundos de não fazer nada, quando sabemos que os 30 minutos seguintes vão ser ao dobro do ritmo.
    Acho que fizeste um bom apanhado desta dinâmica humana da pressa :)
    Abraço

    1. Obrigado Miguel, exactamente em cima da Nova, também razão de tanta pressa na minha vida!

      Foi libertador correr de pantufas e junto à Justiça!

      Um abraço

  3. Ávida seguidora no UK

    Ainda nem li o post, Comecei por ver logo o video mas n aguento n comentar já!
    Em primeiro lugar fartei-me de rir! Em segundo só tu! Em 3º lugar o que são os sapatos aos 30 segundos? (não compreendo), por último a toillete calção amarelo, manga cava azul escura e chanato branco não sei porque faz-me muito lembrar o nosso fratello Alessa (consigo imaginá-lo no video a correr em vez de ti). Por fim a música ta excelente!! Bravo Valentino!! Tá óptimo!

    1. Obrigado seguidora do UK!

      Faremos o nosso melhor para continuar a agradar! ( os sapatos aos 30 segundos… são pantufas…)

  4. Pilar

    top, valentim! top!

    1. Obrigado Pilar! Cá a esperamos para espreitar novos posts! ( com ou sem pressa…)

  5. Uma xelente reflexão sobre o tema é feita por este senhor, aqui: http://www.ted.com/talks/carl_honore_praises_slowness.html
    Nem mais!
    ABRAÇO!

    1. Verei com a devida atenção!
      Temos muito a aprender com os amigos alentejanos!

      Um abraço!

  6. clau

    A correr em pijama à frente do palácio da justiça é realmente inesperado :-)

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s