10 razões para levar a sério a alegria

7 Jan

Inesperado.org - Levar a sério a alegriaÉ normal não levar a sério a alegria.
Costumamos pensar nela como risinhos e gargalhadas, ou como ter sorte e acontecer o que queremos, ou então como o estágio antes da bebedeira: “olha para ele, já está alegre!“. Outras vezes pensamos na alegria como uma infantilidade para a qual a nossa vida responsável e adulta não tem tempo. É uma distracção e uma fantasia. É um disparate para os sonhadores e idiotas.

Mas não, a alegria é bem mais que isto. A alegria é muito mais que uma fantasia, que uma distracção ou que uma bebedeira. A alegria é coisa para mudar a nossa vida e das pessoas à nossa volta. É coisa para transformar o nosso trabalho, as nossas amizades, o nosso mundo.
Porque ela é uma coisa demasiado importante… aqui ficam 10 razões para ser levada a sério:

1. A alegria cultiva-se.
Por vezes achamos que vai chegar um dia em que simplesmente vamos acordar mais alegres. Mas as coisas grandes da vida – como a alegria – só chegam com muito trabalho: é preciso cultivar, cuidar, regar, esperar… Se deixarmos crescer ao acaso, fica uma selva. A alegria é algo interior que se cultiva, e depois dá frutos cá fora, de mil formas diferentes.

2. A alegria sofre-se.
É normal ficarmos abatidos e tristes por causa das dificuldades que temos de suportar, mas as pessoas mais alegres não são as que nunca sofreram. Por vezes são precisamente as que mais sofreram. A alegria mostra-nos que o nosso sofrimento não é o centro do mundo. A alegria pode crescer mesmo no meio das piores dificuldades.

3. A alegria decide-se.
É muito tentador deixar a alegria depender da sorte ou azar. Temos sempre um pouco daquela atracção infantil pela vitimização: porquê a mim? Mas caso a alegria dependesse das circunstâncias, estaríamos condenados a estar tristes ou alegres, consoante tivéssemos sorte ou azar. Mas nada disso: as coisas são o que são, e temos apenas que decidir o que fazer com elas. Neste caso, basta tirar a carinha de amúo e viver com alegria.

4. A alegria partilha-se.
Só conseguimos aumentar a nossa alegria, quando a partilhamos com alguém. Quanto mais se partilha, mais ela cresce. As pessoas alegres não só partilham o que têm, como se alegram verdadeiramente com a alegria dos outros. Fazem da festa dos outros a sua festa, e fazem tudo para tornar os outros mais alegres. A verdadeira alegria multiplica-se ao ser partilhada.

5. A alegria é leve.
Há pessoas que se riem muito e são muito tristes, cheias de uma grande falta de paz. Mas também há pessoas que vivem com um maravilhoso sentido de humor e com genuína alegria. É preciso saber rir, com leveza e com verdade: não só com tanta coisa boa que há no mundo, mas também de nós mesmos. Por vezes levamo-nos demasiado a sério. A alegria traz a leveza que falta à nossa vida.

6. A alegria é memória.
Quem vive agradecido, vive mais alegre. Não são precisas inúmeras razões para vivermos com alegria, basta recordar tantas e tantas coisas boas que a nossa vida tem. Saber recordar com gratidão as coisas boas que se recebeu é um grande empurrão para a alegria.

7. A alegria é pequena.
A alegria não precisa de ser uma coisa grandiosa e espalhafatosa. É uma coisa discreta e serena, que se revela nas coisas insignificantes da vida: nos pequenos gestos, nos risos partilhados, nas conquistas silenciosas… A alegria descobre-se ao saborear as coisas pequenas da vida.

8. A alegria é sexy.
As pessoas verdadeiramente alegres atraem. Cativam pela forma como vivem, e parece que têm alguma coisa escondida dentro delas, como se fosse um tesouro que ninguém pode roubar. Esse tesouro magnético e intrigante é a sua alegria. E isso tem o poder não só de nos encantar, como de nos transformar.

9. A alegria é inesgotável.
Por vezes achamos que a nossa alegria vai-se esgotar, à força das dificuldades e desilusões da vida. Às vezes basta uma semana difícil ou uma notícia triste para sentirmos que já não temos alegria em nós. Como se tivéssemos um poço com água que secou. Contudo, encontrando novas razões para a esperança e para a confiança… a alegria permanece inesgotável, como uma nascente que sempre se renova.

10. A alegria é agora.
Muitas vezes achamos que vamos ser realmente alegres quando acontecer uma certa coisa. Deixamos a alegria ficar dependente do trabalho, do noivado, dos filhos. Mas a alegria é demasiado importante para ficar dependente do que pode vir a acontecer no futuro. A alegria não é para ser adiada nem é para depois. A alegria é para agora mesmo.

Será que vamos levar a sério esta alegria?

23 Respostas to “10 razões para levar a sério a alegria”

  1. gildo armando 19 de Setembro de 2014 às 20:37 #

    Uma manifestacao comportamentar que tem como inspiracao no bem-estar

  2. Ana Margarida 31 de Janeiro de 2014 às 12:10 #

    Reblogged this on AnaFeioemTestes and commented:
    sim sim sim!!!!

  3. J.I. 26 de Janeiro de 2014 às 4:46 #

    Alegria está na paz interior de cada um. Quando estamos em paz, as mais simples coisas da vida são as que mais alegria nos dão. Só temos de estar em paz para as podermos sentir, abraçar e viver felizes.
    Gosto muito do que escreves, consegues descrever muitas coisas em que penso e com as quais me indentifico, mas que ao tentar expolas ou partilhar-lhas com alguém, por vezes até eu próprio acabo por me confundir.
    Parabéns!!

    • J.I. 26 de Janeiro de 2014 às 5:08 #

      Infelizmente a alegria tem muitos inimigos como por exemplo, o preconceito, a inveja, a desilusão!!! Mas quando uma pessoa perceber que a vaca só dá leite e as laranjas sumo de laranja e conseguir cada vez mais não gerar demasiadas expectativas sobre aquilo que cada situação pode dar, as desilusões vão acabar por ser cada vez menos.

  4. Marta Silva 8 de Janeiro de 2014 às 16:26 #

    http://www.publico.pt/sociedade/noticia/como-conseguem-1618577 Acho que tem tudo a ver!

  5. João Delicado 8 de Janeiro de 2014 às 15:03 #

    Uma dos exemplos mais expressivos da força da alegria é quando encontramos uma pessoa que não prima pela beleza exterior mas é tal a sua ‘transbordância’, tal a sua alegria, tal o seu encontro consigo mesma, que não podemos dizer outra coisa que não seja que emana beleza que se farta! E, por contraste, percebemos como a beleza-de-ginásio pode ser tão falsa… porque não leva a essa alegria.

    ‘Brigado pela reflexão!

  6. Mariana 8 de Janeiro de 2014 às 12:04 #

    É isso. Para mim, a alegria está muito nas pessoas que estão à nossa volta. Isso influencia tanto… Estou cansada de pessoas tristes, pessimistas, pouco aventureiras, pouco arrojadas. Uma decisão para este ano que agora começa é procurar mais pessoas que me façam bem, e evitar as que me façam mal. Parece egoísmo, mas acho que não. Estar bem ajuda-me a estar melhor com os outros, afinal.

  7. Bárbara 8 de Janeiro de 2014 às 11:29 #

    Gostei muito do texto. Achei piada ao ponto 5 porque era precisamente o que eu penso. Detesto pessoas que tentam se exibir como humoristas ou cómicas usando uma carrada de piadas ou exagerando nos risos. A alegria tem que ser leve! Para mim, pessoas com sentido de humor não são aquelas que dizem a piada certa no momento certo. Eu sinto-me muito mais feliz quando consigo transmitir ou partilhar algo com os outros e ver que os outros também ficaram felizes :) Ajudar os outros é uma terapia para mim

    • Bárbara 8 de Janeiro de 2014 às 15:36 #

      Desculpa, quis dizer “pessoas com sentido de humor SÃO aquelas que dizem a piada certa no momento certo

  8. Carmo Andrade 8 de Janeiro de 2014 às 9:33 #

    A Alegria constroi-se fazendo crescer o amor, inundando o coração de amor por tudo o que é criado, por tudo o que temos à nossa disposição, desde a família, amigos, a Natureza, o trabalho, a saúde, a casa que nos abriga, a Paz…

    • Carmo Andrade 8 de Janeiro de 2014 às 9:37 #

      É ter Sabedoria de retirar dos piores momentos algo que nos construa e valorize.

    • Sara Pestana 8 de Janeiro de 2014 às 12:22 #

      Olá ! Bem, estou a ver que a minha mãe (Carmo Andrade) anda mais atenta ao blogue do que eu. Não pode ser :b Boa sorte nas tuas alegres aventuras “inesperadas”!Por aqui, vamos tentando desvendar e cultivar essa alegria :) Sara Pestana, EJNS

      • Inesperado.org 21 de Janeiro de 2014 às 19:33 #

        Olá Sara, obrigado para ti e para a tua mãe! Que venham mais visitas da Madeira :)

  9. Anónimo 7 de Janeiro de 2014 às 22:19 #

    Alegria de enfrentar a situação, Alegrias e tristezas temos que seguir em frente.Rir danos alegria Alegria de viver.de chorar de cantar tudo é alegria com altos e baixos.

  10. Joana Leal 7 de Janeiro de 2014 às 21:25 #

    Alegraste-me! :’)))

  11. Anónimo 7 de Janeiro de 2014 às 17:53 #

    Cada dia ao acordar pensemos, que este dia vai ser o dia mais belo de todos os que já vivemos.

    • Anónimo 10 de Janeiro de 2014 às 12:29 #

      Isso mesmo…e por aí. ..e pedindo a ajuda de Deus e Ispirito Santo…..

  12. Laura 7 de Janeiro de 2014 às 14:41 #

    Partilho da mesma opinião da Carla! Ao acordar à terça-feira vem-me logo à ideia que vou ler um novo artigo e sabe tão bem! :)
    Muitos parabéns!

  13. carla 7 de Janeiro de 2014 às 11:14 #

    é com ansiedade que aguardo agora pelas 3ªf :) Obrigada, deves ser ma pessoa fantástica.

  14. Salome 7 de Janeiro de 2014 às 0:38 #

    Gostava bastante de fotografar para o teu blog. O que achas? Gosto bastante do teu trabalho e acho que um pouco mais de imagens ou ilustrações ficaria simplesmente perfeito. Cumprimentos Salome

    • Inesperado.org 13 de Janeiro de 2014 às 10:24 #

      Olá Salomé!
      Obrigado pelo elogio e pela disponibilidade! O inesperado já te enviou um email :)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Hoje é dia de celebração!! - 28 de Janeiro de 2014

    […] corre. Mas acredito, e cada vez mais, que o ser alegre é uma atitude. Aliás sugiro até que leiam isto, do blog inesperado.org, que vale mesmo a […]

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s