🎯Como aproveitar o arrependimento?

Não é invulgar ouvirmos alguém dizer ao pensar na sua vida “Eu não me arrependo de nada, fazia tudo outra vez!”. Mas isto não mostra uma vida bem vivida, pelo contrário, mostra uma vida não refletida!

Quando somos jovens tendemos a arrepender-nos do que fizemos, mas com o passar do tempo e até ao fim da vida a maioria dos nossos arrependimentos são de coisas que não fizemos… gostaríamos de ter tido a coragem de falar e não o fizemos, gostaríamos de ter lançado um projeto e não avançámos, gostaríamos de ter conhecido aquela pessoa, mas não fomos ter com ela…

Tipicamente ou ignoramos o arrependimento ou ficamos a remoer, mas nenhuma destas formas nos ajuda. Que alternativas temos?

Vejamos então 3 passos para lidar melhor com o arrependimento:

  1. ❤️Auto-compaixão: aceitar a nossa limitação e tratar-nos com empatia. Não se trata de branquear ou desculpar os erros mas reconhecer o que se passou comigo. Se fui bruto numa reunião, não é ignorar isso, mas talvez reconhecer que quando estou assustado trato as pessoas com irritação, e saber reconhecer isso.
  2. 🗨️ Revelar a alguém: mostrar a outra pessoa o que nos custa e o que nos arrependemos. Isso permite ganhar perspetiva, organizar a cabeça e libertar-nos do peso. É difícil, mas é libertador.
  3. 📔 Tomar decisões concretas: ser estratégico nas lições aprendidas. Agora que eu tomei conta deste meu arrependimento, o que farei diferente da próxima vez? Que coisa concreta me vai fazer ficar orgulhoso de mim e não arrependido? Quando a vou fazer?

O problema é que o arrependimento é amargo, custa, é doloroso. Mas se tivermos a coragem de sentir essa dor, podemos aceder à aprendizagem que está lá escondida. Apenas tiramos a vantagem do arrependimento se atravessarmos o que nos custa.

Ninguém consegue escapar do arrependimento, porque simplesmente ele faz parte da vida e existe por alguma razão. Cabe a nós começar a aproveitá-lo.


✏️ Citação da Semana

Devemos sofrer uma de duas coisas: ou a dor da disciplina, ou a dor do arrependimento. Jim Rohn


Com vontade de explorar mais temas sobre hábitos saudáveis?

Como lidar com a nossa conversa interior?

A vida não pára (como manter o equilíbrio)

💌 Para seguir o inesperado no youtube, clicar aqui.

Autor: Inesperado

Viver com Alegria, ultrapassar dificuldades, ganhar liberdade

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s